sábado, 9 de abril de 2011

Região Metropolitana de Feira de Santana Real

Em política nem sempre se obtém o ideal, mas o possível. Após criterioso estudo, levando em consideração diversas variantes, apresento a real Região Metropolitana de Feira de Santana, ou seja, os municípios que têm ligação direta com Feira de Santana, seja ela geográfica, comercial, de saúde, de educação, de cultura ou de lazer. São 31 municípios que constituirão, num futuro próximo, uma das maiores metrópoles do Brasil.



Lago de Pedra do Cavalo
Pedra do Cavalo liga Feira de Santana a sete municípios formando um cordão de integração natural. Feira de Santana, Santo Estêvão, Cabaceiras do Paraguaçu, Governador Mangabeira, Muritiba, Conceição de Feira e São Gonçalo dos Campos. Para a exploração coletiva do lago, tanto para a pesca quanto para o Lazer requer a união destes municípios.

Bahia de Todos os Santos
Nos municípios de Santo Amaro e Saubara estão as praias frequentadas pela população de todos os municípios da Região, principalmente pela população de Feira de Santana. Futuramente o crescente fluxo de banhistas exigirá um sistema de transporte mais eficaz.

Baixo Paraguaçu
Cachoeira, São Félix, Muritiba e Maragogipe são municípios do baixo paraguaçu, trecho do rio que liga Pedra do Cavalo à Bahia de Todos os Santos. Estes municípios possuem um potencial turístico considerável e necessitam do trade turístico de Feira de Santana para a dinamização do turismo, tanto no apoio do parque hoteleiro quanto na iniciativa de operadoras e agências de turismo. Na condição de maior entrocamento rodoviário do norte e nordeste, Feira de Santana pode dar decisivo apoio logístico, bastando para isso um sistema de transporte mais adequado com destino àqueles municípios.

Conurbação Sul
O percurso Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Cachoeira, São Félix, Muritiba, Governador Mangabeira, Cruz das Almas, Sapeçu e Conceição do Almeida é feito, em sua maior extensão, por zonas urbanas destas cidades e de seus aglomerados urbanos, caracterizando claramente uma conurbação e crescente ritmo de expansão. Em mais 20 anos não haverá mais área rural neste percurso.


Outras conurbações
Partindo de Feira de Santana no sentido norte até Santa Bárbara e Tanquinho também existem inúmeras aglomerações urbanas, situação que acontece também no sentido nordeste, leste, sudeste, oeste e sudoeste. A área da RMFS ideal, já conta com quase 150 habitantes por quilômetro quadrado, apesar dos seus 8.419 km2.

Lista de municípios


A defesa deste desenho para a Região Metropolitana de Feira de Santana é forte e podemos adicionar inúmeros argumentos. 

José A B Sacramento


5 comentários:

  1. existem dados mais atualizados sobre população e PIB, poderiam utiliza-los para mostrar aos leitores a real dimensão da RMFSA.

    ResponderExcluir
  2. João, os dados de população são do censo 2000. Do PIB são os últimos divulgados.

    ResponderExcluir
  3. O PIB atual de Feira é de 5,3 bilhões de reais, os dados da tabela estão desatualizadíssimos, com números do incío dos anos 2000. No site do IBGE tem esses números, dá uma atualizada pra galera ter uma noção real da nossa força econômica. Abraço e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. existem dados do censo de 2010 e quanto ao PIb, o mais atual é o de 2008, no qual o de Feira é o citado pelo meu chará.
    abç e ótimo blog, espero que renda boas discussões

    ResponderExcluir
  5. Desculpe quem fez este mapa, mas se for considerar estes critérios, muitos outros municípios devem ser englobados. A considerar também Riachão do Jacuípe, Ipirá, Pé de Serra e muitos outros, que depende de Feira de Santana para quase tudo e tem fluxo muito grande de pessoas.

    ResponderExcluir