segunda-feira, 11 de abril de 2011

A Metrópole da Água


O maior problema das grandes metrópoles do planeta e o mais caro de resolver é, sem dúvida, o abastecimento de água.  Apenas seis das 27 capitais brasileiras atendem à totalidade de sua população. Cidades como São Paulo e Rio de Janeiro já exauriram as suas fontes. A situação chega a ser caótica em muitas metrópoles de todos os continentes.

A Metrópole de Feira de Santana pode chegar a 20 milhões de habitantes sem precisar investir em capitação e armazenamento de água. Pedra do Cavalo acumula 293.090 m3 com vazão de 76 m³/s. Para termos uma idéia do que isso significa, basta dizer, que a Grande São Paulo, com 19 milhões de habitantes, consome 66 m³/s, 10 m3/s a menos que a capacidade de Pedra do Cavalo.



A maioria das grandes cidades brasileiras necessitará enormes investimentos em água para crescer, enquanto que Feira de Santana terá de investir apenas no sistema de distribuição. Este dado demonstra que vale a pena a nação investir na RMFS.

Também o lazer tem em Pedra do Cavalo um manancial fantástico. Mais cedo ou mais tarde a região será despertada para os esportes náuticos como iatismo, canoagem, esqui aquático, mergulho, motonáutica, natação, remo, kitesurf, bare-foot, maratonas aquáticas, etc. Fatalmente também surgirão praias, marinas e até pequenos portos. No futuro poderemos ter competições esportivas até a nível internacional.



A formalização da RMFS facilitará a criação de mecanismos de preservação do lago, até mesmo para disciplinar uma futura especulação imobiliária. Quando falo em preservação não me refiro à proibição de utilização que seria uma estupidez, mas a utilização racional e ecológica do potencial do lago.

A RMFS vai crescer independente da vontade de governos, pois sua população é empreendedora. É preciso, desde já, a sua formalização para ensejar a criação de organismos e mecanismos de planejamento para que esse crescimento seja ordenado e racional. Não podemos nem pensar em ter no Brasil, mais uma São Paulo ou Rio de Janeiro, metrópoles altamente desordenadas, e que, para ordená-las agora, o custo seria astronômico e inviável. É preciso admitir que Feira de Santana é a metrópole do futuro, e essa é a hora de começarmos a ordená-la.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Barragem_da_Pedra_do_Cavalo

Nenhum comentário:

Postar um comentário